quarta-feira, 17 de junho de 2020

As Virgens Suicidas

há filmes que nos marcam muito numa dada altura das nossas vidas. a essa altura chamamos crescimento. antes de ser crescida, já era alta e estava convencida de que por isso me deixavam entrar nos filmes para pessoas crescidas. o primeiro filme para pessoas crescidas que vi no cinema e me marcou foi As Virgens Suicidas. o Tubarão também me marcou, mas de medo. fiquei a achar que ia aparecer a qualquer momento no mar do Algarve e comer o meu pai que na altura nadava tipo Katie Ledecky todos os verões da minha infância. vi As Virgens Suicidas no D. Pedro III, em Queluz. o filme estreou em Portugal no dia 16 de junho do ano 2000 e era para maiores de 16. eu estava a iniciar o meu décimo segundo verão de experiência. passado uns meses, o cinema do D. Pedro III fechou e tive de passar a ir ao Babilónia, na Amadora, que, passados outros tantos meses, fechou também. aí deixei de estar convencida que me deixavam entrar por ser alta. deixei também de ir ao cinema e recomecei as aulas de natação nas pisicnas da Reboleira. passados 20 anos, a cidade onde se encontra a Escola Superior de Teatro e Cinema ainda não tem um cinema. já lá vão uns anos, mas penso que o que ainda existe é o Cineteatro D. João V, na Damaia. não tem uma programação de cinema. nos Recreios da Amadora, também não vi nada. era fixe mudarmos isso. é fixe pôr duas cadeiras à frente do boteco e ficar a ver passar o fim de um dia qualquer, mas às vezes também é fixe não estar sempre no improviso. arranjarmo-nos, convidar alguém, ir ao cinema. 


Sem comentários:

Enviar um comentário